Política

SUZANA DE ABREU DEBATE COM DEPUTADOS SITUAÇÃO POLÍTICA E SOCIOECONÓMICA

- 07 de janeiro de 2025, publicado porAlbertina Gouveia
SUZANA DE ABREU DEBATE COM DEPUTADOS SITUAÇÃO POLÍTICA E SOCIOECONÓMICA

No primeiro encontro, com os deputados à Assembleia Nacional, na Sala Nobre do Governo da Província de Cabinda, que serviu, também, de apresentação oficial dos parlamentares à nova governadora, estiveram em abordagem aspectos de carácter social, económico e político, assim como outros assuntos importantes de interesse da região e do país.

O deputado da UNITA, Lourenço Lumingo, porta-voz do encontro que juntou a governadora e os parlamentares do MPLA e da UNITA, revelou que, entre vários assuntos, a conversa com a autoridade máxima da província incidiu, também, sobre a necessidade da extensão para outros municípios de um núcleo do Ensino Superior da Universidade 11 de Novembro.

“Falámos, igualmente, sobre a problemática da imigração ilegal, que está a invadir, aos poucos, as nossas populações, e, também, aconselhamos a governadora, no sentido de como deve ser, na nossa opinião, a governação da província", disse.

Lourenço Lumingo referiu, também, que os deputados do Círculo Provincial de Cabinda estão interessados a contribuir, com o seu saber, para ajudar na tomada de decisões da governação, sobretudo quanto às questões da vida social da província.

"Apelamos à senhora governadora Suzana de Abreu, no sentido de manter estes encontros, uma vez que há questões locais que transcendem a competência da província, tal como a conclusão das obras da Mediateca e da Centralidade do Chibodo II 'André Santana Pitra Petroff', que, com o apoio dos deputados, podemos encontrar soluções para esses grandes projectos, dentro da estrutura central”, disse.


Partidos políticos apelam à governação de proximidade

Num segundo momento, Suzana de Abreu recebeu, em audiência, os líderes dos partidos com assento no Parlamento, nomeadamente PRS, PHA, FNLA, UNITA e MPLA.

À saída da reunião com a governadora, o segundo-secretário provincial do MPLA em Cabinda, Artur do Carmo Manuel, o objectivo dos partidos foi o de velar pelo bem-estar social e económico da população.

“Apelamos, igualmente, aos deputados da oposição, a serem cada vez mais responsáveis nos trabalhos de informação que transmitem aos militantes, além de outras preocupações que afligem a vida da população local”, revelou o político do MPLA, sublinhando, ainda, que houve o apelo à oposição, para que seja clara na abordagem sobre tudo quanto está a ser feito na província, com muito sacrifício, no âmbito das políticas locais.

Para o líder da UNITA em Cabinda, João Manuel, a recepção calorosa que mereceram da governadora Suzana de Abreu deve ser enaltecida, referindo que, apesar de se tratar de um encontro de cortesia, houve oportunidade para a solicitação da inclusão dos deputados do partido no círculo provincial, a participarem nos debates sobre algumas questões que afectem a população cabindense.

“Por ser o nosso primeiro encontro com a governadora, não abordamos com profundeza as questões mais relevantes da província, mas apelamos sobre o relacionamento de aproximação, para que, em conjunto, possamos encontrar soluções para as preocupações do dia-a-dia das nossas províncias, que, de certo modo, afectam a população”, referiu.

O secretário provincial do Partido de Renovação Social (PRS), Donji Vieira, disse que o encontro serviu de meio formal de apresentação à nova governadora da província.

“Tratámos de assuntos ligados à sociedade, sobre como devemos nos comportar e aconselhámos governadora a trabalharmos em conjunto, para alcançarmos objectivos comuns, que beneficiam a nossa sociedade”, ressaltou.

Partilhar: