Política

MARA QUIOSA DESTACA ESFORÇOS DO CHEFE DE ESTADO PARA IGUALIDADE DE GÉNERO

- 31 de março de 2025, publicado porAlbertina Gouveia
MARA QUIOSA DESTACA ESFORÇOS DO CHEFE DE ESTADO PARA IGUALIDADE DE GÉNERO

A dirigente partidária, que falava sábado na Conferência Anual de Jovens Mulheres Empresárias de Angola, considerou histórico o que se está a passar em Angola, em que muitas mulheres ascendem a cargos de decisão no Governo, facto que sublinhou ser demonstrativo da grande confiança que o Chefe de Estado deposita nas senhoras.

"Nunca na História de Angola tivemos tantas mulheres em posições-chave da estrutura hierárquica do nosso Governo. Isso reflecte a confiança do Presidente na capacidade feminina", afirmou Mara Quiosa, para quem as mulheres angolanas têm sabido corresponder às expectativas.

Para a vice-presidente do MPLA, é relevante o papel da mulher angolana no desenvolvimento do país, enfatizando a sua resiliência e crescente presença no sector empresarial, advogando que o empreendedorismo feminino sempre esteve presente na sociedade angolana, tendo citado o exemplo de mulheres que, no passado, sustentavam as suas famílias através de pequenos negócios nos mercados urbanos e suburbanos ou à porta de casa vendiam ginguba com bombó, ou com quindas à cabeça percorriam as ruas para vender peixe ou fruta.

"Aquela mamã que vendia ginguba à porta de casa para alimentar os filhos já era uma empreendedora", destacou a dirigente partidária durante o evento, que reuniu centenas de mulheres empreendedoras para um debate alargado sobre os desafios e oportunidades do sector privado.

Mara Quiosa destacou, ainda, a importância do sector privado para a economia nacional e sublinhou que a geração de emprego não pode depender apenas do Estado.

"É preciso que tenhamos cada vez mais um sector privado robusto, para que este possa contribuir para a empregabilidade e o crescimento económico", referiu, para em seguida reforçar a necessidade de encorajar as mulheres a começarem um negócio, independentemente da dimensão inicial.

"Não tenhamos medo de começar pequenos negócios. Caminhar com coragem e determinação é essencial para o sucesso", aconselhou Mara Quiosa, incentivando as empreendedoras a persistirem, mesmo diante das adversidades económicas.


Partilhar: