Sociedade

Estudantes de Luanda participaram da terceira edição do concurso de Língua Portuguesa

- 14 de junho de 2024, publicado porAlbertina Gouveia
Estudantes de Luanda participaram da terceira edição do concurso de Língua Portuguesa

Tânia Jardim disse que o objectivo do projecto é criar oportunidades concretas de crescimento pessoal para os alunos, assim como testar o conhecimento destes sobre a Língua Portuguesa. A iniciativa, realçou, envolve toda a comunidade estudantil da capital do país. "Uma das metas da empresa é ajudar a combater o analfabetismo e concursos do género ajudam a estimular o gosto pelo conhecimento”.

A Refriango, avançou, está comprometida, no campo social, com as metas do Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e da Educação de Jovens e Adultos e com o Plano Nacional de Leitura.

Vencedores

Com um desempenho excepcional, Marduché Xilo e Hamilton Simão foi a dupla vencedora da 3.ª edição do "Prova que Sabes”. Alunos do 11.º ano de Informática, do Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL), os dois destacaram-se na final, realizada no Cine Tivoli, em Luanda, pelos conhecimentos demonstrados sobre as regras gramaticais e de escrita.

Os vencedores receberam como prémio uma bolsa de estudo, para pagar um curso, à escolha destes, avaliado em um milhão de kwanzas, um computador e um certificado. Com o troféu na mão, Marduché Xilo considerou o feito uma surpresa. "A vitória é fruto de muita resiliência e perseverança, assim como o apoio da família e dos professores”, disse.

Hamilton Simão, o outro vencedor, recordou o trabalho de preparação, pelo facto do concurso ter sido realizado, uma semana antes do início das provas. "É um sinal de que somos capazes de alcançar os objectivos sempre que nos propomos”, reflectiu.

Partilhar: