Falando sobre o cancro ginecológico, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Cancro, assinalado ontem, a médica esclareceu que o cancro do colo do útero ocupa o primeiro lugar entre os cancros mais frequentes nas mulheres angolanas.
“O cancro constitui uma doença que hoje, ainda, preocupa os sistemas de saúde a nível mundial. E Angola não fica de fora, porque o cancro ginecológico, especialmente o do colo uterino, representa um sério desafio à saúde pública no país”, disse.
Eurídice Chongolola afirmou que a taxa de mortalidade associada ao cancro do colo do útero é particularmente alta em Angola, e ronda os 20,2 por cento por mil mulheres.
Prevenção
Em relação à prevenção, a médica gineco-obstetra disse que o primeiro cuidado que se deve ter é todas as mulheres irem a uma consulta de ginecologia pelo menos uma vez ao ano.
Ter alimentação saudável, controlar o peso, fazer exercícios físicos, usar preservativo nas relações sexuais são outras medidas de prevenção, segundo Eurídice Chongolola.
Cancro da mama
Eurídice Chongolola explicou que o cancro da mama é um crescimento exagerado das células mamárias e tem cura quando detectado precocemente.
Eurídice Chongolola explicou que o cancro da mama é um crescimento exagerado das células mamárias e tem cura quando detectado precocemente.
Estatística mundial
Actualmente, cerca de uma em cada cinco pessoas desenvolve cancro durante a vida, enquanto cerca de um em cada nove homens e uma em cada 12 mulheres morrem da doença, que afecta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a segunda causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Prevenção inclui alimentação saudável e prática de actividades físicas
O que é o cancro?
De acordo com o Instituto Angolano de Controlo do Cancro(IACC), o cancro (ou tumor maligno) é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Dividindo-se rapidamente, estas células agrupam-se, formando tumores, que invadem tecidos e podem invadir órgãos vizinhos e até distantes da origem do tumor (chamado de metástases).