25 de novembro de 2024
Política

PATRULHAMENTO NO PERÍMETRO COM A RDC REFORÇADO PELO PAÍS

- 25 de novembro de 2024, publicado porAlbertina Gouveia
PATRULHAMENTO NO PERÍMETRO COM A RDC REFORÇADO PELO PAÍS

Um dos meios aquáticos vai ser estacionado na península da Ponta do Padrão, encravada junto à foz do rio Zaire, ao passo que a outra embarcação servirá para patrulhar a zona costeira das demais ilhas do Soyo que se encontram perfiladas em diferentes canais afluentes do rio Zaire.

As referidas embarcações têm a capacidade de oito efectivos cada, sendo dois pilotos e seis operacionais e alcançam uma velocidade de 50 nós, equivalentes a 100 km/hora.

Hovercraft é uma lancha anfíbia de alta velocidade que se apoia num colchão de ar para navegar em rios, lagos e é capaz de atravessar diversos tipos de solos.

O lançamento das duas lanchas anfíbias inseriu-se na operação designada “Ponta do Padrão”, que visa reduzir a porosidade da fronteira fluvial e terrestre entre a província do Zaire e a região do Congo Central (RDC).

A mesma operação deverá abarcar, também, a 3ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteira estacionada no município de Mbanza Kongo e que atende, ainda, o município do Nóqui.

De acordo com o segundo comandante da Polícia de Guarda Fronteira de Angola, comissário José Estêvão Mingas, que orientou o acto, os sistemas anfíbios ajudam tanto para o patrulhamento, como para o apoio a situações de calamidade. “Estas embarcações podem intervir, também, em situações de calamidades, epidemias que exijam a evacuação de doentes das ilhas do Soyo para a zona continental ou resgate de vítimas de eventuais sinistros”, sublinhou o comandante, citado pela Angop.


Partilhar: