22 de novembro de 2024
Cultura

John Trouble foi uma das principais atracções do Show dos 56 anos do Cubal

- 24 de janeiro de 2024, publicado porAlbertina Gouveia
John Trouble foi uma das principais atracções do Show dos 56 anos do Cubal

Uma moldura humana considerável deslocou-se ao local do espectáculo, que visou saudar os 56 anos, desde que Cubal ascendeu à categoria de município.

John Trouble interpretou durante a sua exibição várias músicas do seu reportório, com destaque para "Apupu”, "Oração das 4” e "Tira Mão”, mas foi com a interpretação dos temas "Teu filho também estava lá” e "Mamã o adoço”, que levou o público ao delírio.

Para um povo que é bastante exigente, relativamente à qualidade da música, John Trouble foi bastante correspondido, tudo por causa da mensagem que transmitiu aos presentes.

"Lá em cima tem um relógio e hora de toda a gente. Por isso, não inveja. Se queres ser rico tenha vontade de trabalhar, porque quando um pobre tem inveja do outro, até a riqueza vai ter medo de nós”, disse.

Reprovou as mortes que têm ocorrido, devido ao orgulho desmedido do dinheiro, para o delírio de populares oriundos de diversos bairros do Cubal, tais como Cristo Rei, Passagem, Ngola, Casseque, Camunda, Bairro Novo, Calomanga, Tinguita, Njimbaxi e Vacaria.

Além de populares de diversos bairros do Cubal, o show contou com a presença de pessoas oriundas dos municípios vizinhos da urbe, como Chongoroi, Caimbambo e Ganda. Estiveram, também, presentes no show bastante concorrido, pessoas oriundas do Lobito, Benguela, Catumbela e das províncias do Huambo e Cuanza-Sul.

Outro músico que não deixou os seus créditos em mãos alheias foi Delero King, que interpretou os temas "Vamos na fé”, "Não me inveja, me supera”, "Tempo Muito” e "Bota a fé na Oração”.

Localmente, O Dj Loló arrasou ao seu jeito, com as músicas "Liamba” e "Aqui tá male”.

Segundo Dj Loló, que já actuou em vários países da Europa e África, assim como em noutras províncias do país, Cubal tem uma particularidade especial, porque é onde produziu o videoclipe da música "Liamba”, que está a ser amplamente partilhada nas plataformas digitais.

"Estive em Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e viajei por várias províncias do país, mas eu nunca vou esquecer a força que Cubal me dá”, manifestou a sua satisfação.

Mendes Brother foi outro cantor do município do Lobito a subir ao palco no show dos 56 anos do Cubal. O músico agradeceu o convite, tendo considerado o show uma forma de promover os cantores locais.

Mendes Brother disse que o Cubal é um dos municípios de destaque em Benguela, em função da sua especificidade, pois como disse "é um prazer cantar nesta municipalidade, ainda mais no âmbito de mais um aniversário do município”.

O show contou, igualmente, com as actuações de Lady Lixa, Jay Serrão, Dama K, Kassova do município do Bocoio, Ego do Tham, Zed Lendário, Chefe Emergente, Puto Promessa, Iduzi Pikante, Niga Leleko, Pirex César, Adérito, Bleck Music, Higino Yebi, Britarcio de Oliveira e Tenente Virgílio, além de Edvânia, uma cantora local que está a fazer muito sucesso.

A cantora Kassova apresentou três temas que constam no seu primeiro disco de originais, nomeadamente "Kuvana”, "Kupapata” e "Ukãi wo Ngola osukila esivayo” (a mulher de Angola precisa ser louvada), que já estão a circular no mercado.

O administrador municipal do Cubal, Paulino Banja, assistiu o espectáculo. Visivelmente satisfeito, ele mostrou-se satisfeito com o calor que recebeu, não só dos músicos, mas de todos que têm o Cubal no coração.

Segundo o administrador o espectáculo já tem acontecido nos anos anteriores, mas desta vez procurou-se trazer o maior número de pessoas para diversificar e promover aquilo que se faz no mundo da música localmente.

"Neste dia de cada ano, procuramos mostrar o que temos de melhor na música a nível local, provincial e nacional”, disse, prometendo continuar a promover a cultura e a música nos próximos anos.

Partilhar: