Músicos e amigos de longa data choram a morte por doença do cantor e compositor da província do Huambo, Justino Handanga, ocorrido ontem, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, na capital do país.
O músico Bessa Teixeira deu a conhecer, que a família, amigos e músicos tiveram uma reunião com a direcção provincial da Cultura e Turismo do Huambo, onde ficou acertado a data do funeral de Justino Handanga autor de sucessos como "Ndumbalundo”, "Olonamba”, "Tenho Saudades”, "Paulina”, "Carlito” e "Abílio”.
Segundo Bessa Teixeira, o corpo do músico chega ao Huambo na manhã de quarta-feira, e vai à sua residência, onde a urna com os restos mortais do malogrado vai ficar em câmara- ardente, até aos dia da realização do funeral.
Nesta ora de dor e tristeza, afirma, ser difícil descrever a dimensão de Justino Handanga como pessoa, músico, chefe de família e homem de cultura, por tudo o que fez em prol da cultura nacional, em particular à música.
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, disse, em nota de condolência que foi com enorme pesar, que o órgão que dirige tomou conhecimento do falecimento do artista Justino Handanga, vitima de doença.