Sociedade

UNIDADES SANITÁRIAS RECEBEM 5.912 PACIENTES A NIVEL DE TODO PAÍS

- 27 de dezembro de 2024, publicado porAlbertina Gouveia
UNIDADES SANITÁRIAS RECEBEM 5.912 PACIENTES A NIVEL DE TODO PAÍS

Benedito Quinta disse que a área clínica continua a registar a malária como a principal patologia, com 897 casos, assim como as doenças respiratórias agudas, diarreias e anemia aguda.

Em relação às ocorrências nos bancos de urgência de Cirurgia, referiu, os acidentes de viação continuam em alta, tendo sido registados 169 casos, seguido das agressões físicas, com 135, ferimentos provocados por arma branca, com 129, acidentes domésticos, com 73, acidente de trabalho, com 34, e queimaduras, com 21.

Asseguramento

O director nacional dos Hospitais afirmou que o Ministério da Saúde criou, desde o dia 22 deste mês, o Plano de Asseguramento Médico, orientado pela ministra Sílvia Lutucuta, que prevê um processo de acompanhamento às unidades sanitárias do país.

O responsável aproveitou a ocasião para apelar à população a passar este período da Quadra Festiva de maneira tranquila, com cuidado e evitar os excessos, particularmente no consumo de bebidas alcoólicas.

Província do Cubango

Mil e setenta e cinco pacientes com diversas patologias, sobretudo malária, acidentes de viação, intoxicação alimentar e alcoólica, foram atendidos nas principais unidades hospitalares na cidade de Menongue, província do Cubango, durante os dias 24 e 25 Dezembro.

Em declarações ao Jornal de Angola, o médico do Hospital Geral do Cubango António Andrade disse que a unidade sanitária registou 227 ocorrências, das quais 63 na Pediatria, 28 na Ortopedia, 27 em Cirurgia e 26 na Maternidade. “Infelizmente, tivemos, neste período, o registo de dois óbitos”, disse. A unidade sanitária, acrescentou, atendeu 15 pacientes vítimas de acidentes de viação e 12 de agressão física.

No Hospital Pediátrico do Cubango, as equipas médicas atenderam 468 pacientes, sendo 112 no Banco de Urgência e 356 nas Consultas Externas, com um registo de dois óbitos extra-hospitalares.

O médico da unidade hospitalar Tiago Bier disse que as principais patologias registadas foram a malária e as doenças respiratórias agudas, como pneumonia, bronquites e crises asmáticas.

Partilhar: