Miguel Simão Coxe, que falava à imprensa à margem da campanha de vacinação na localidade do Mucoso, disse que, do total de 128 casos positivos de cólera registados, 12 estão internados e 112 já receberam alta médica e quatro acabaram por morrer.
O responsável do sector da Saúde no Município do Cambambe disse que, por conta desta situação, o governo vai continuar a envidar esforços para realizar campanhas de sensibilização e prevenção, a fim de que a população saiba dos riscos da doença que, até ontem, já infectou a nível nacional 8.735 e matou 335 pessoas.
O director municipal da Saúde aconselha, por isso, a população a respeitar as medidas de segurança para evitar que mais pessoas sejam infectadas, e consequentemente mais mortes.
Entre as medidas de segurança, explicou, constam a lavar regular das mãos com água e sabão, beber água fervida ou desinfectada com cinco gotas de lixívia, proteger os alimentos do contacto com as moscas, não defecar em ar livre e cuidar da higiene pessoal.
Miguel Simão Coxe disse que a nível do município do Cambambe a situação está a ser monitorada 24 horas por dia pela equipa técnica de Saúde.
O Administrador municipal adjunto para área Financeira e Orçamental, José Manda Fama, testemunhou, no posto de Saúde do bairro Mucoso, a campanha de vacinação contra a Cólera, e apelou aos técnicos e familiares dos pacientes afectados a se empenharem mais na prevenção, de modo a se evitar a propagação da doença no seio da comunidade.
Por seu turno, o chefe de departamento provincial da saúde Pública, Francisco Manuel, garantiu que nos próximos dias a campanha de vacinação contra a cólera vai se estender em toda região do município de Cambambe, e desta forma mais pessoas serão imunizadas.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, causada pela bactéria Vibrio cholerae, e transmitida por contaminação fecal-oral directa ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
A bactéria libera uma toxina que se liga às paredes intestinais, fazendo com que o corpo elimine grandes quantidades de água, o que provoca sintomas como diarreia intensa, desidratação e, em casos graves a morte.