A responsável informou que o também conhecido “Hospital dos Queimados” recebe, com frequência, casos que envolvem crianças com idades compreendidas entre 11 meses e cinco anos.
A médica realçou que a unidade sanitária está preparada e as equipas em serviço têm estado em prontidão para a assistência aos pacientes que dão entrada naquela unidade.
No último fim-de-se-mana, o banco de urgências de queimados e a área de cirurgia atenderam 60 pacientes com diferentes tipos de queimaduras, dos quais 33 crianças e 27 adultos, afirmou a directora clínica.
Antonieta Guilherme explicou que deste número, 11 doentes apresentaram graves lesões, provocadas por queimaduras e que resultaram em dois óbitos de crianças, que estiveram internadas nos cuidados intensivos.
O maior número de casos, conforme sublinhou, foi de acidentes domésticos, com o registo de 49 ocorrências, seguido de sete resultantes de acidentes de viação.
Samba
O Centro de Saúde da Samba, em Luanda, atendeu, no último final-de-semana, 2.942 pacientes, entre os quais 571 foram encaminhados ao banco de urgências para a observação médica, disse a directora clínica da unidade sanitária, Rosa Manuel.
Sambizanga
Na ronda feita pelo Jornal de Angola às unidades sanitárias da capital do país, confirmou-se que o Centro de Saúde do Sambizanga prestou assistência médica, a partir do banco de urgência, a 378 pacientes com diversas patologias, disse a directora clínica Augusta Chandicua.
Zango
O Hospital Municipal do Zango2 atendeu, no último fim-de-semana, 529 pacientes com malária, 36 com doenças diarreicas agudas, 33 com problemas respiratórios agudos, 17 com hipertensão arterial e sete outros que deram entrada com queimaduras.
Talatona
O banco de urgência do Hospital Municipal de Talatona atendeu 564 pacientes, entre os quais 255 em clínica geral e 197 nos serviços de pediatria, disse ao Jornal de Angola a chefe de banco, Isabel dos Santos.
Cazenga
O Hospital Municipal do Cazenga atendeu, na semana passada, 1.929 pacientes com diversas patologias, cinco dos quais com queimaduras, disse a directora da instituição, Maria Adelaide.
Cacuaco
A equipa médica do Hospital Municipal de Cacuaco atendeu, na semana passada, 3.680 pacientes, sendo 2.336 nas consultas externas e 1.344 nos bancos de urgência, informou a directora-geral da unidade sanitária, Anizeth Cutatela.
Camama
O Hospital Geral de Luanda, no Camama, recebeu 9.354 pacientes com diversas patologias, disse ao Jornal de Angola o director clínico daquela unidade sanitária.
Maianga
O Hospital Josina Machel, na Maianga, assistiu 3.483 pacientes, dos quais 127 diagnosticados com malária, disse a directora clínica, Verónica Lázaro.
Kilamba Kiaxi
O serviço de pediatria do Hospital Geral do Kilamba Kiaxi assistiu, na semana passada, 1.516 crianças com doenças respiratórias agudas, diarreias, malária, disse a directora clínica, ao passo que maternidade atendeu 631 mulheres, 136 das quais deram à luz.