No programa “Saúde e Bem-Estar” desta quinta-feira, 19 de Setembro, abordamos sobre a “Hiperuricemia”, uma patologia caracterizada pelo aumento dos níveis de ácido úrico no sangue.
Tivemos como convidado o nutricionista e naturopata, Ângelo Mandi, que esclareceu que a hiperuricemia, se não tratada, pode levar a complicações como a epilepsia (gota), que se manifesta por meio de dores nas articulações, e a formação de pedras nos rins, destacando a importância do diagnóstico precoce e do controle adequado para evitar essas complicações.
Durante a conversa, o especialista em saúde explicou que factores como uma dieta rica em purinas (presentes em alimentos como carnes vermelhas e frutos do mar), consumo excessivo de álcool e predisposição genética podem contribuir para a elevação dos níveis de ácido úrico.
O Nutricionista enfatizou a necessidade de uma dieta equilibrada e da prática regular de exercícios físicos como medidas preventivas.
“A hidratação adequada é fundamental para ajudar na excreção do ácido úrico pelo organismo”, acrescentou.
Finalizou proporcionando aos ouvintes informações sobre a hiperuricemia, desmistificou as suas causas e orientou sobre práticas saudáveis para sua prevenção e tratamento.