Desporto

ANDEBOL: PÉROLAS CONQUISTAM SEGUNDA VICTORIA DIANTE A UGANDA

- 29 de novembro de 2024, publicado porAlbertina Gouveia
ANDEBOL: PÉROLAS CONQUISTAM SEGUNDA VICTORIA DIANTE A UGANDA

Em ritmo de treino, a Selecção Nacional conquistou a segunda vitória, 46-11, diante da congénere ugandesa, no 26.º Campeonato Africano das Nações (CAN) em andebol sénior feminino, que decorre em Kinshasa, República Democrática do Congo, desde quarta-feira.

O duelo pontuável para a segunda jornada do Grupo B foi disputado na quadra dois do Pavilhão dos Mártires. As disparidades entre os dois combinados ficaram evidentes logo nos primeiros minutos do encontro.

Mais esclarecidas, dotadas de bagagem competitiva o quanto basta, as Pérolas comandaram o jogo ao belo prazer. Com uma primeira linha “letal”, Chelcia Gabriel (central) Marília Quizelete e Juliana Machado (lateral esquerda e direita ) transformaram a quadra adversária no parque de diversões.

O trio além de marcar assistiu as jogadoras da segunda linha, Albertina Kassoma (pivô), Naíra Caquintas e Natália Fonseca (pontas esquerda e direita). Decorridos 30 minutos, 30-1, era o resultado ao intervalo. Impossibilitadas de darem uma resposta à altura, as ugandesas limitaram-se a bater o centro toda a vez que consentiram golo.


A segunda parte serviu apenas para confirmar a cabazada anunciada. O seleccionador Carlos Viver aproveitou para rodar o plantel e dar mais tempo de jogos as atletas menos utilizadas na ronda inaugural.


Em respeito às adversárias e tendo em conta o espírito de fair-play, Viver pediu que as jogadoras abrandassem a passada, e assim permitiram que as ugandesas marcassem dez golos contra 16 das angolanas.

No outro jogo, Tunísia e Guine empataram a 28 golos, com parcial de 14-14 ao intervalo. O desafio entre tunisinas e guineenses foi disputado taco a taco. Na última partida do dia, a República Democrática do Congo mediu forças com os Camarões. No Grupo A, Senegal ganhou, 37-22, Cabo Verde. Ao cabo dos 30 minutos as senegalesas venciam 17-11. O Quénia perdeu, 20-37, com o Congo. Ao intervalo, 9-15, favorável às congolesas.

Partilhar: