Os acusados foram julgados pelo Tribunal da Comarca de Viana e condenados a penas de 10 dias de multa, equivalente a 66 mil kwanzas, além do pagamento de taxas de justiça e outros emolumentos.
Entre as rotas onde ocorreram as irregularidades estão Zango 4/Mercado do 30, Cacuaco/São Paulo, Kilamba/Estádio 11 de Novembro, Shoprite do Palanca/Mercado do 30 e Shoprite/Rotunda da Gamek, com cobranças de tarifas que variavam entre 300 e 400 kwanzas, valores superiores aos estipulados.
Os 20 taxistas fazem parte de um grupo de 107 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, detidos pelo SIC durante operações de prevenção e combate a crimes contra a economia, além dos taxistas, foram capturados indivíduos envolvidos na especulação de preços de gás butano e comércio ilegal de moeda.
Em estabelecimentos comerciais apreendidos, o gás butano de 12 quilos era vendido por até dois mil kwanzas, acima do preço regulado, já os detidos por comércio ilegal de moeda realizavam suas actividades próximas a bancos, caixas automáticas, supermercados e outros locais movimentados.
Segundo o porta-voz do SIC, Manuel Halawaia, os acusados foram sancionados por práticas que violam as leis económicas, incluindo a recusa em fornecer informações de preços, comércio ilegal e especulação.
O SIC apelou à população para estar atenta a práticas de especulação e irregularidades, especialmente em compras online, e incentivou denúncias de crimes que acfetam a economia, o mercado e os consumidores.