28 de setembro de 2024
Internacional

Presidente de Universidade de Harvard demite-se sob acusações de plágio por conservadores e republicanos

- 03 de janeiro de 2024, publicado porMaria Panzo
Presidente de Universidade de Harvard demite-se sob acusações de plágio por conservadores e republicanos

Em carta citada pela agência de notícias portuguesa, Lusa, Claudine Gay, comunicou a decisão de renúncia do seu cargo bem como afirmou estar de coração partido diante das acusações e ataques pessoais que tem sofrido

“É com o coração pesado, mas com um profundo amor por Harvard, que vos comunico que vou abandonar o meu posto de presidente, foi complicado ver a dúvida pairar sobre os meus compromissos (…) é abominável ser alvo de ataques pessoais e ameaças alimentadas pelo racismo”, escreveu Claudine.

Sua renúncia ocorre após a Corporação Harvard que dirige a universidade inicialmente a espaldar após o desastre que seu depoimento perante o Congresso representou para as relações públicas da instituição, o órgão, porém, criticou a resposta inicial da universidade aos ataques do Hamas de 7 de outubro que, segundo Israel, resultaram na morte de 1,2 mil pessoas e no sequestro de outras 240.

A presidente também se viu envolvida em polêmicas ao se recusar a dizer de forma inequívoca se pedir o genocídio dos judeus violava o código de conduta de Harvard, durante uma audiência no Congresso ao lado dos reitores do MIT e da Universidade da Pensilvânia, no ano passado, mês de Dezembro.

Claudine, de 53 anos, nasceu em Nova York, de pais imigrantes haitianos. É professora de ciência política e se tornou em julho passado a primeira Presidente negra de Harvard, universidade fundada há 368 anos.

Partilhar: