De acordo com o director Paulo Francisco João, que falava durante uma conferência de imprensa no auditório da AGT no Huambo, a operação vai ter três fases, onde o principal objectivo é começar a sensibilizar, orientar e esclarecer os contribuintes para facilitarem o cumprimento das obrigações tributárias.
"Neste momento começamos com a sensibilização e com o levantamento das infra-estruturas comerciais, como lojas e armazéns, processo que vai durar uma semana e depois seguir-se-á a colocação dos selos da AGT nos estabelecimentos, e a terceira fase será de fiscalizar”, disse.
Paulo João avisa que todos aqueles que se furtarem a pagar os impostos poderão ver as lojas encerradas com o selo da AGT, cuja actividade não vai afectar os postos de trabalho, mas sim a empresa que tem a obrigação de pagar os impostos.
Sublinhou que a operação não vai afectar as praças, nem as vendedoras ambulantes, simplesmente os armazéns e lojas, onde o nível de fuga ao fisco é alto e nesta campanha vão estar envolvidos todos os funcionários da administração geral tributária AGT e vai ter um carácter contínuo, para alargar o nível tributário”, referiu.
O responsável lembrou igualmente aos cidadãos, que o pagamento dos Impostos de Veículos Motorizados, IVM, vão de Janeiro a Junho e o Predial é pago de Janeiro a Março, daí a necessidade dos contribuintes procurarem regularizar os seus impostos de forma voluntária e evitar a fase coerciva.
Para o pagamento do imposto predial, os contribuintes devem fazer a inscrição dos seus imóveis nos diferentes postos espalhados na província, porque uma coisa é pagar os emolumentos da compra de casa e outra é pagar o imposto da mesma.
A 4ª Região Tributária da AGT compreende as províncias do Huambo, Cuanza-Sul, Benguela e Bié,