O discurso da ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, vai marcar o ponto mais alto das comemorações do 23 de Janeiro, Dia Nacional do Desporto. O acto central acontece a partir das 10h00, no Campo da Amália, zona da Mabor, município do Cazenga e vai ser prestigiado pela presença do governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
A abordagem da governante é aguardada com expectativa, na medida em que pode sintetizar o pensamento em torno da política desportiva do país e seus desafios.
Segundo uma nota do Ministério da Juventude e Desportos, a celebração da data é sinal de reconhecimento do inegável papel que o desporto assume na sociedade, como factor de integração e desenvolvimento humano.
Está previsto um circuito de demonstração de modalidades como boccia, jiu-jitsu, jogos tradicionais, judo, esgrima e karaté-dó, antes de se disputar a final da Taça 23 de Janeiro, em futebol feminino.
Os festejos da data continuam na quarta-feira, no anfiteatro da Mediateca José Eduardo dos Santos, no Cazenga, onde decorre um workshop subordinado ao tema "Unidos pelo desporto, fortalecendo a saúde".
No primeiro painel, Nicolau Daniel, director nacional dos Desportos vai falar do "Dia Nacional do Desporto, história e sua institucionalização".
No segundo momento, "A importância da actividade física, recreativa e desportiva" vai dominar a abordagem de Fernanda Menezes, técnica do Minjud. Joel Catembula, especialista em medicina desportiva, vai dissertar sobre "A morte súbita no desporto".
O workshop termina com a apresentação de José Cardoso de Lima, professor da Academia Olímpica que fala sobre "O perfil do dirigente nas organizações desportivas em Angola".
O programa festivo foi aberto no sábado, com a realização, no Hotel Vitória Garden, da Conferência Nacional de Desporto para todos em Angola.